Energia solar fotovoltaica é a corrente contínua de eletricidade, oriunda de placas solares feitas de silício, que transformam a luz solar em energia elétrica.

Ok… Mas é daí? Ainda não entendi o que é energia solar fotovoltaica!

Então, nesse primeiro artigo de nosso blog, vamos fazer um resumo geral sobre a energia solar. E o nosso principal objetivo é que, a partir de explicações mais simples, você possa saber mais sobre energia solar.

Por isso, evitaremos nesse primeiro momento, a utilização de termos mais técnicos sobre energia solar. Pois nossa idéia aqui é apenas que você saiba mais sobre energia solar. Queremos que você entenda melhor como ela vem se desenvolvendo ao redor do planeta.

Para isso, vamos comentar desde os primórdios da energia solar fotovoltaica. Como foi descoberta. Quem descobriu. Quem utilizou pela primeira vez de forma objetiva, e quais foram os resultados. Quando isso ocorreu.

Pode ser até um pouco chato falar disso tudo. Mas pedimos sua confiança. Pois acreditamos que isso será importante para você entender de verdade a energia solar.

E assim, você vai poder verificar que investir em energia solar fotovoltaica é ganhar dinheiro com segurança. Pois você vai investir e sua conta de luz vai cair muito, quase zerar, em alguns casos.

E, finalmente, você mesmo terá toda segurança para avaliar se vale a pena ou não ter energia solar fotovoltaica em sua casa.

 

Agora sim! Então… O Que é Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica, ou simplesmente energia fotovoltaica, é a energia elétrica produzida a partir de luz solar. E a definição é tão simples quanto isso. 

Muitas pessoas ficam curiosas com o termo fotovoltaica. Porém, na realidade, essa palavra tem formação em duas outras palavras juntas. Foto, que significa luz, e volts, que é uma unidade de medida de energia. Então, o efeito fotovoltaico é a transformação da luz do sol em energia elétrica.

 

Como Foi Descoberto o Efeito Fotovoltaico?

Em 1839, um físico francês chamado Edmond Becquerel estava realizando um outro experimento de geração de eletricidade. Mas esse experimento não tinha correlação com a energia fotovoltaica.

Contudo, percebeu que a eletricidade gerada pela experiência que ele vinha testando era maior quando havia mais incidência de luz solar.

Anos depois, o inglês Willoughby Smith identificou que o selênio poderia conduzir eletricidade quando em exposição direta da luz solar. Tal fato foi uma grande descoberta. Pois o selênio é um isolante, ou seja, que não conduz corrente elétrica. Mas alterava totalmente suas características sob a luz solar.

Vários outros pesquisadores trabalharam com a energia solar, dentre eles inclusive o Alber Eistein. Contudo, somente em 1916 o americano Robert Millikan comprovou o efeito fotovoltaico em um laboratório.

 

A Primeira Célula Fotovoltaica

Calvin Fuller desenvolveu, em 1953, um estudo para introduzir impurezas em cristais de silício. Pois o principal objetivo dos cientistas na época era poder ter maior controle sobre a capacidade de gerar eletricidade através do silício.

Gerald Pearson deu sequência aos estudos e construiu a primeira célula solar de silício. E apresentou a descoberta em uma conferência com a imprensa ocorrida em Washington. – USA, em 1954.

Contudo, apesar de ser um invento revolucionário, o custo para produção era elevadíssimo. Portanto, a utilização das células solares em escala comercial, naquele momento, era totalmente inviável.

 

Quando Foi Utilizada pela Primeira Vez uma Célula Fotovoltaica?

A primeira utilização de uma célula fotovoltaica foi em uma rede telefônica local na Georgia. Contudo, do ponto de vista financeiro, o uso era inadequado. Pois o custo de produzir a célula e o resultado que ela trazia não fazia sentido algum. Era muito mais caro produzir a célula do que utilizar energia elétrica pelos meios convencionais.

Porém, em 1958, a NASA incorporou células solares em no satélite Vanguard I. A idéia é que elas entrassem em ação, no caso de ocorrer algum problema com as pilhas químicas convencionais que eram utilizadas à época.

E foi o que ocorreu. A pilha química apresentou problemas, e o minúsculo painel solar manteve o Vanguard I operacional por oito anos.

A corrida ao espaço teve papel importante para o primeiro passo do desenvolvimento de painéis solares. Porém, a crise do petróleo na década de 70 foi o incentivo que as indústrias precisavam para investir em tecnologias que pudesse tornar os painéis solares mais baratos e mais eficientes.

Nos anos seguintes, o aumento da preocupação com a sustentabilidade do planeta e com as alterações climáticas também aceleraram os avanços tecnológicos da energia solar fotovoltaica.

Em 1982 foi construída na Califórnia – EUA, a primeira fazenda solar. Em 1990 observamos um programa alemão denominado “telhados solares”, seguido pelo Japão na mesma década.

 

A Sustentabilidade e a Energia Solar Fotovoltaica

 

As fontes de energia renováveis são uma descoberta muito recente no planeta. E mais do que isso, há todo um padrão já definido de combustíveis fósseis, os quais já foram objeto de investimento das maiores energias do país. Portanto, é claro que a energia limpa como um todo ainda é pouco representativa quando comparada, por exemplo, ao petróleo, gás e outras fontes de energia mais antigas.

Em paralelo, o planeta inteiro vem se transformando. E não estamos falando aqui somente da energia solar ou outro tipo de energia renovável. O que estamos querendo afirmar é que as pessoas estão mudando. Há um grande movimento em torno da sustentabilidade do planeta, que vem alterando as relações sociais e com o meio ambiente, e também com a economia.

Quando as pessoas mudam, as empresas mudam também. Pois empresas são feitas de pessoas, e vendem seus produtos para pessoas. Ou para outras empresas, que também sã feitas de pessoas. Portanto, podemos afirmar que a força da sustentabilidade só tem crescido ido no mundo todo, e que meso que alguns países ou líderes façam um movimento contrário, nada a irá deter.

 

A Energia Solar no Mundo

Apenas para começar a falar de energia solar em todo o mundo, parem para refletir no seguinte. A Alemanha tem a seguinte meta para 2050 –  que todo o consumo de energia do país seja através de fontes de energia renováveis.

Todos as grandes potências mundiais têm alguma agenda desafiadora em relação a matriz energética. E essa agenda está sempre calcada na energia solar, além de outras formas de energia limpa.

Poucas pessoas conhecem o fato de que a Califórnia produz hoje quase a metade da energia solar instalada em todo o território americano. 

Há 15 anos atrás, não havia geração de energia solar fotovoltaica na Califórnia. 

Contudo, em Março de 2017, houve uma geração de energia tão relevante no Estado que mais da metade do consumo de eletricidade foi abastecido pela energia solar fotovoltaica. Atenção: estamos falando da Califórnia, onde moram quase 40 milhões de pessoas!

Fato semelhante ocorreu na Alemanha, também em 2017. Foi quando 87% do consumo de energia elétrica de todo país foi abastecido por fontes renováveis de energia, principalmente energia solar, eólica, biomassa e hidrelétrica. Tal percentual representa um salto gigantesco, se comparado à média de 33%, que é o padrão do país em um ano.

A Dinamarca produz também energia éolica que inclusive exporta energia para a própria Alemanha. 

Mas dentre todos os países que investiram nas últimas décadas em energia solar fotovoltaica, nenhum deles supera a China. Para ilustrar, foram feitos investimentos da ordem de US$ 1601 bilhões em 2017 em energia solar. E somente a China investiu US$ 86 bilhões.

A China foi responsável por mais da metade de todo o investimento em energia fotovoltaica no Mundo em 2017.

Toda essa capacidade de investimento é facilmente justificada. Pois os chineses conseguiram reduzir o custo de fabricação de painéis solares em aproximadamente 13% em 2017. E assim, conseguem exportar muitos mais painéis solares. E mais ainda: fica mais barato investir internamente na China em energia solar.

Para termos uma idéia comparativa do poderia da China em relação à energia solar, basta verificar que hoje os chineses podem produzir 130 gigawatts a partir da luz do sol. E o Brasil, mesmo com todos os investimentos, ainda não tem capacidade instalada para produção de 2 gigawatts.

A maior fazenda solar do planeta se encontra no Tibete, com 27 quilômetros quadrados de placas solares capazes de suprir a demanda de energia de aproximadamente 200 mil casas. Recentemente a China recebeu um parque solar cujos painéis formam a figura de diversos pandas. O animal é é um grande símbolo da cultura chinesa.

 

Fazenda Solar Chinesa em Forma de Panda

 

Recentemente, a China tem incentivado também a instalação de painéis solares em telhados de casas e terraços de prédios. Além de ser um investimento diluído e mais fácil de ser feito pelo próprio morador ou pelo condomínio, já ficou comprovado que os benefícios financeiros são reais, além de não haver risco algum ao morador ou ao prédio.

 

A Energia Solar no Brasil

 

A radiação solar do Brasil é uma das mais poderosas do planeta. Portanto, nossa localização geográfica é valiosa para a geração de energia fotovoltaica. Mesmo a pior localização em relação a radiação solar no Brasil é mais privilegiada do que a melhor radiação solar identificada na Alemanha.

Contudo, a despeito de todo potencial, e dos avanços da energia fotovoltaica em outras nações nas últimas décadas, somente em 2012 foi regulamentada a geração de energia fotovoltaica no país. E somente em 2014 houve a primeira contratação de energia solar.

Desde então, o governo brasileiro vem implementando mecanismos para incentivar o desenvolvimento da energia fotovoltaica. Seja através de subsídios como isenção do IPI, do ICMS e do Imposto de Importação. Ou através de linhas de financiamento com taxas reduzidas, fomentadas pelo BNDES.

Tais incentivos, somados à otimização dos processos produtivos das fábricas de placas e painéis solares, trouxeram uma redução de quase 30% no custo de instação de um sistema de energia solar completo, entre 2013 e 2017

Se todo telhado no Brasil fosse equipado com painéis solares e sistemas de energia solar, o país poderia produzir duas vezes mais energia do que atualmente as casas brasileiras consomem.

O Brasil apresenta um grande potencial para energia solar residencial. Pesquisadoras da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)indicam que há aproximadamente 51 milhões de unidades residenciais disponíveis para servirem a instalações de equipamentos de painel solar ou placa solar.

 

Quanto Vai Custar a Instalação de um Sistema de Energia Solar Completo em Minha Casa?

 

Essa é uma pergunta importante. E que todo mundo gostaria de ter uma resposta rápida e direta. Contudo, a realidade é que o preço de placa solar, ou melhor, o preço de um sistema de energia solar fotovoltaica, depende de uma série de condições e critérios

Por exemplo, o primeiro fator que vai fazer varia de forma significativa no investimento em energia solar residencial necessário ou suficiente. E isso ocorre pelo seguinte: o investimento em energia solar deve ser compensado pela redução da conta de luz.

Outro fator importante para estimar o custo da energia fotovoltaica em sua casa é a disponibilidade de espaço para instalação do conjunto de placa solar. 

Por isso, nossa recomendação é que você faça contato conosco e conheça a Digital Solar – Sustentabilidade é a Nossa Missão . Conheça nossa equipe e agende uma visita técnica de nossa equipe de consultores para elaborar um projeto de sistema de energia solar em sua residência.

Porém, para não deixarmos a resposta no ar, registramos aqui nossa estimativa sobre o custo de um sistema solar para uma casa com  3 ou 4 moradores. O preço dos painéis solares, incluindo toda a instalação necessária, o projeto e também o processo junto a concessionária de energia, poderá variar entre R$17 mil e R$21 mil. E a economia da conta de luz pode chegar a quase a totalidade do valor.

 

Agora Você Sabe Tudo Sobre Energia Solar Fotovoltaica? Claro que não!!!

 

Conforme afirmamos no início desse artigo, nosso objetivo aqui é trazer uma primeira introdução sobre a energia solar. É claro que você ainda tem perguntas e certamente conseguirá encontrar as respostas em nosso blog, nas próximas publicações. Contudo, entendemos que  trouxemos aqui o que há de mais importante para você saber mais sobre energia solar fotovoltaica.

Portanto, acompanhe nosso site www.digital-solar.com  , fique alerta a todas as novidades do setor de energia solar. Ou então, pode enviar seus dados para nós, em nosso formulário, e assim agendar uma visita de nossa equipe. Vamos rapidamente avaliar sua conta de luz e as condições de sua residência ou empresa, e em seguida, agendar uma visita técnica para elaborar um projeto de energia solar.