Energia solar RJ já virou até o hashtag #energiasolarrj .

Pois o Rio de Janeiro continua lindo e tem sol o ano inteiro!

 

O carioca está todo tempo em contato com a natureza. Por isso, se valoriza muito mais a energia solar no RJ.

 

Portanto, a energia solar é uma excelente solução para o carioca. Mas apesar de todo o potencial solar carioca, o Rio de Janeiro ocupa ainda a 5a posição no ranking de estados com mais instalações de energia solar.

Porém, esse cenário começou a ser alterado e em 2018 o carioca percebeu as vantagens da energia solar. E ficou muito mais transparente para todos que os investimentos em energia solar residencial no Rio de Janeiro podem trazer um resultado superior ao carioca.

Foi amplamente divulgado em 2018 que a energia solar teve uma queda de mais de 80% em seus custos de instalação. E isso é verdade. Ficou muito mais em conta fazer uma instalação de energia solar, e o investimento passou a se pagar em média de 2 a 4 anos.

Em alguns casos, a própria economia da conta de luz pode cobrir o valor do financiamento.

Além disso, houve uma elevação da conta de luz por conta do aumento das tarifas pelas concessionárias de energia cariocas.

A redução do preço das placas solares e o aumento desproporcional da conta de luz levaram a um boom das instalações de energia solar no RJ.

 

Leia o nosso artigo e saiba ainda um pouco mais em nosso artigo sobre a energia solar no Rio de Janeiro.

Tenha mais detalhes sobre as experiências de clientes que adotaram a energia solar como fonte de energia limpa e renovável.

Entenda como a energia solar pode ser uma ação sustentável e ainda representar um excelente investimento de seu dinheiro.

 

Energia Solar RJ e o Ar Condicionado

Não resta dúvida que o ar condicionado é o maior causa do aumento da conta de luz no Rio de Janeiro. A situação fica ainda mais crítica no verão carioca.

Em 2019, tivemos o mês de janeiro mais quente da história da cidade do Rio de Janeiro, atingindo uma temperatura média de aproximadamente 38 graus celsius.

 

É impossível sobreviver ao verão carioca sem o ar condicionado.

 

Aumento da Conta de Luz no RJ

Esse efeito é sentido na pele e também no bolso dos moradores do Rio de Janeiro.

Pois a conta de luz apresenta picos no verão e nos meses mais quentes, chegando a alcançar o dobro de consumo do que nos meses mais frescos.

As placas solares pode ajudar a reduzir por completo o impacto do consumo do ar condicionado na conta de luz.

Principalmente pelo fato de que o ar condicionado fica mais tempo ligado durante o dia, quando a energia solar atinge seus picos de produção.

Portanto, as instalações residenciais de energia fotovoltaica podem ser bastante úteis. E mais ainda, no caso de sistemas de energia solar para empresas ou comércios.

Para quem tem um restaurante ou. livraria, ou pequenos ou médios comércios, a energia solar funciona de forma surpreendente durante o verão. Imagine o lucro desses empresários ao ficarem livres de pagar o aumento da conta de luz durante o braseiro do versão carioca.

 

Energia Solar RJ e o Chuveiro Elétrico

O chuveiros tradicional, ou seja, aquele chuveiro elétrico, é o equipamento que tem  a maior participação no valor pago de conta de luz. Talvez essa informação já seja bem conhecida de todos, porem há um dado estatístico sobre o chuveiro elétrico que chama muito atenção.

 

O chuveiro elétrico representa em média 30% da conta de luz de uma residência.

 

Pronto. Essa informação é muito impactante. As pessoas ficam tão surpresas com esse dado que chegam a questionar se há a possibilidade de instalar a energia solar apenas para alimentar os chuveiros da casa.

Porém, a alternativa que os módulos fotovoltaicos trouxeram em relação à economia de energia elétrica ou da conta de luz são ainda maiores.

Vejam que ao instalar um sistema fotovoltaico de energia solar em sua casa, você estará na verdade consumindo toda a energia gerada pelo sistema.

E caso haja sobra de energia, ou seja, caso você produza mais energia elétrica do que está consumindo, em um determinado momento, esse excedente é “comprado” automaticamente pela rede elétrica de sua concessionária de energia.

Apenas para ilustrar de forma a alcançaremos um entendimento bastante simples sobre como funciona a energia solar, vamos supor que sua instalação de energia solar esteja produzindo 10 watts em determinado momento do dia.

Mas o consumo naquele momento esteja em torno de 3watts.

 

Nesse caso, a rede de distribuição de sua concessionária estará recebendo 7 watts de sua residência, que é o excedente de energia solar que o seu sistema fotovoltaico está produzindo.

 

No passado, só era possível instalar sistemas de energia solar com o uso de baterias. E isso mudou com os créditos de energia solar, que é exatamente essa compra do excedente de energia solar que você produz.

 

Estamos trazendo esses dados para você entender que a energia solar fotovoltaica é já amplamente utilizada no Rio de Janeiro. Pois os cariocas já começaram a procurar mais informações sobre os benefícios e vantagens da energia solar, e ficaram surpresos.

 

Quanto Custa a Energia Solar no RJ?

Realmente o Rio de Janeiro é uma local privilegiado. Estamos aqui falando não somente da Cidade Maravilhosa, mas de tantos outros municípios cariocas que recebem radiação solar durante todos o meses do ano, em excelente intensidade para produção de energia solar.

Portanto, ao pesquisar sobre o preço da energia solar, procure buscar sites de empresas confiáveis para cotar a energia energia solar para sua casa, comércio ou condomínio. Pois é preciso considerar não somente o consumo médio anual, mas o consumo diário e também o pico de consumo. Obviamente é também preciso levar em conta a posição do telhado e o sombreamento.

 

Energia Solar é a Energia do Futuro

O Rio de Janeiro é uma cidade moderna, e um dos principais e mais belos centros turísticos do mundo.

Nos últimos anos, temos recebido turistas de todas as partes do planeta, em eventos esportivos, show, congressos, feiras, e obviamente a cidade precisa ser vista como cada vez mais um dos pólos mundiais da energia renovável.

Temos a certeza de que em nosso artigo, mostramos que você pode fazer parte do mundo da energia limpa. Pois além de ser uma mudança que vai trazer um planeta mais saudável, é um investimento que irá ser pagar com o tempo.

Então, Cariocas… vamos fazer a nossa parte!