O que é energia solar? A energia solar é a energia que vem da luz do sol…

Temos a certeza de que você não chegou ate aqui para ter somente essa informação!

O que você procura é uma empresa especializada em energia solar. E que possa te trazer mais detalhes sobre o que é energia solar. Pois assim, vai conseguir entender a energia solar fotovoltaica do ponto de vista da geração de energia sustentável.

 

Então, sem enrolação… vamos direto ao ponto.

 

Nosso maior objetivo é que você entenda um pouco mais sobre o que é energia solar. Como ela é gerada, como chega até nós, e como será a nossa principal fonte de energia sustentável em breve.

Por isso, vamos tratar do assunto energia fotovoltaica de uma forma simples. Contudo, com foco na geração de eletricidade a partir da luz do sol.

Então esse post será dividido em três partes principais

  1. O que é energia solar, entendendo um pouco sobre como ela “nasce”, ou seja, como ela é produzida pelo Sol
  2. O que é energia solar, abordando de que forma ela chega até os planetas.
  3. O que é energia solar, explicando como a luz do sol se transforma em eletricidade ao incidir nas placas solares fotovoltaicas

Não queremos que você saiba tudo o que é energia solar. Na verdade, nosso maior desejo é que você entenda um pouco mais sobre o que é energia solar. E com isso, possa avaliar de forma independente se vale ou não a pena investir em um módulo de energia fotovoltaica residencial ou para sua empresa.

 

O Que é Energia Solar? Como Ela Surge?

A resposta a essa pergunta é uma bomba! Pois a energia solar é oriunda da fusão nuclear ocorrida entre átomos de hidrogênio.

A geração de energia solar segue o mesmo processo que foi utilizado pelo homem para produzir uma explosão atômica.

O núcleo do sol possui uma pressão que é 10 mil vezes mais forte do que no centro da terra. Então essa pressão promove a união de átomos de hidrogénio. E, em sequência, os átomos fundidos se transformam em um átomo de hélio.

Contudo, ao ocorrer essa reunião de átomos de hidrogênio, há uma sobra de massa. Ou seja, essa sobra de matéria ou massa no processo de fusão dos átomos de hidrogênio é que gera a luz e o calor do sol.

 

Ao refletir sobre o que é energia solar, lembre-se da formula E=mc². A massa de um átomo é pequena, contudo, o calor no núcleo do sol alcança 15 milhões de graus Celsius! E o calor, na fórmula, ainda está elevado ao quadrado…

 

E = mc2

 

Estimativas de pesquisadores indicam que em uma hora, quase 700 milhões de toneladas de hidrogênio são queimados. E isso gera energia suficiente para superar 1 sextilhão de hidrelétricas de Itaípu.

Em uma hora, o sol gera energia superior a 1.000.000.000.000.000.000.000 de hidrelétricas de Itaipu!

E o processo de fusão é repetitivo.

E há hidrogênio suficiente no núcleo do sol para que ele dure ainda mais alguns bilhões de anos.

 

O Sol é realmente um astro rei. Não estamos aqui romantizando essa estrela. Mas a verdade é que ele é responsável por 98% da massa total do Sistema Solar.

 

Para finalizar… E também para entendermos melhor o que é energia solar… demora um milhão de anos para que a energia que há no núcleo do Sol chegue a sua própria superfície. Um milhão de anos para a energia do sol apenas sair de dentro dele.

 

O Que é Energia Solar? Como Ela Chega Até Nós?

A energia solar chega até nós através dos raios solares. Ou seja, da radiação solar.

Aproximadamente 40% da energia que vem do sol é uma radiação que pode ser enxergada pelo ser humano. Essa radiação visível é aquela que gera as cores do arco íris, do violeta ao vermelho.

 

O espectro solar possui 7 cores, que quando combinadas ou fundidas, transformam-se na cor branca.

 

Radiação solar

 

Em sua dissertação de mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o aluno Guilherme Marques Neves comprovou em seus estudos que os espectros solares podem influenciar nos valores de corrente produzidos pelos módulos fotovoltaicos.

Há muito o que se descobrir sobre o que é a energia solar. Principalmente em relação à eficiência que pode ser ainda promovida em sua utilização para gerar energia solar residencial e em empresas.

Outros 10% são a radiação ultravioleta. E a radiação ultravioleta ou UV não é visível às pessoas. Pois o seu comprimento de onda é menor. Portanto, o olho humano não é capaz de enxerga-la.

Devido ao comprimento de onda reduzido, a radiação UV pode provocar alterações nas moléculas do corpo humano. E isso ocorre em especial na pele.

 

A radiação UV varia de acordo com o seu alcance através da atmosfera terrestre.

 

Por exemplo, a radiação UVC, que por possuir ondas muito mais curtas, sequer ultrapassa a atmosfera e é absorvida por ela.

A radiação UVA praticamente atinge por completo a superfície do globo terrestre. E ao mesmo tempo em que é útil na sintetização da vitamina D, ela é a principal responsável pelo envelhecimento precoce de peles que porventura são mais expostas ao sol.

Já a radiação UVB é parcialmente absorvida durante sua trajetória pela atmosfera, principalmente pela camada de ozónio. E a radiação UVB é a grande vilã que pode causar inclusive o câncer, nos casos em que haja uma maior exposição ao sol.

 

Para entender o que é energia solar, a radiação do sol é responsável por 99,97% de toda a energia consumida pelo Planeta Terra.

 

A terceira é ultima radiação é a infravermelha, e possui um comprimento de onda muito grande. Portanto, é totalmente invisível ao olho humano.

A radiação infravermelha produz agitação térmica, ou seja, esquenta os corpos por indução. 

 

A atmosfera funciona como um forno, pois é diariamente impactada pela radiação solar.

 

Estima-se que apenas metade da radiação do sol atinja a superfície terrestre. E que aproximadamente 26% sejam totalmente absorvidos pela água.

Regiões que ficam próximas à Linha do Equador recebem mais energia solar, pois estão mais expostas ao sol.

A quantidade de horas de insolação é mensurada através de um equipamento bem simples, chamado heliógrafo. E a energia da radiação solar é medida através de solarímetros.

Agora que já sabemos que a energia solar chega até a Terra através da radiação, vamos entender como ela se transforma em energia elétrica.

 

O Que é Energia Solar? Como Ela se Transforma em Eletricidade?

Finalmente chegamos à parte mais interessante desse post.

Até aqui, falamos um pouco sobre o Sol e como surge a energia solar. Em seguida, abordamos as radiações solares, que atingem diferentes níveis da atmosfera e do bioma terrestre. E agora, vamos explicar o que é a energia solar, mostrando como as placas fotovoltaicas a transformam em eletricidade.

Você já que uma placa solar é o equipamento que capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica. Então, agora, vamos explicar melhor como funciona essa dinâmica de transformar a energia do sol em energia elétrica através da placa solar.

 

Vamos especificar melhor os tipos de placa solar. Uma é específica para aquecimento de ambientes ou de água. O outro tipo de placa solar é a placa fotovoltaica.

Para deixar claro, estamos aqui nos referindo à placa solar fotovoltaica. Ou seja, a placa solar que transforma energia do sol em eletricidade.

Uma placa fotovoltaica é composta é um conjunto de células solares. E essas células solares ou células fotovoltaicas são feitas de materiais semicondutores. O principal deles é o silício, mas a célula solar também é composta pelo Boro e pelo Fósforo,

As partículas de luz solar, ou seja, os fótons, viajam pela atmosfera até alcançarem a placa solar. Ao se encontrarem com os átomos dos materiais semicondutores da célula fotovoltaica, há um deslocamento de elétrons. 

 

O deslocamento de elétrons em um placa solar é o responsável pela geração de energia elétrica. Contudo, a eletricidade gerada está em corrente contínua.

 

Todos as placas solares estão interconectadas e transferem a energia elétrica gerada ao inversor elétrico. E o inversor elétrico transforma a energia elétrica em contente contínua em corrente alternada.

 

Tão logo haja essa transformação no inversor, a energia é transferido diretamente para o painel de luz de sua casa ou empresa.

 

O fluxo parece bem simples. Luz do sol incide na placa solar, que transforma a energia do sol em corrente contínua, que vai para o inversor e transforma a corrente contínua em alterando, e finalmente pode ser utilizada pela residência ou empresa.

 

E conceitualmente, é realmente muito simples. Contudo, há uma série de condições, exigências e detalhes para que um sistema solar funciona de forma eficiente e até mesmo segura.

Por exemplo: pouca gente sabe, mas a energia solar é ideal também para quem tem casa de praia ou casa na serra. Ou para quem tem um comércio ou até mesmo uma indústria. Pois você pode instalar o equipamento de energia solar todo em um dos pontos, e compartilhar a energia para outros pontos, desde que todos os locais estejam dentro uma mesma concessionária de energia.

 

Outro ponto importante é que há dois tipos de sistemas de energia. O sistema on-grid e o sistema off-grid.

 

O sistema on-grid é ligado á rede de energia elétrica. Portanto, toda energia excedente que seu módulo fotovoltaico produzir, é transferido para a rede de energia elétrica. E, com isso, você recebe um crédito de energia elétrica, para ser consumido no futuro.

Já o sistema off-grid, ele funciona de outra forma. O excedente de eletricidade fica armazenado em uma bateria. E não há conexão com a rede de energia elétrica. O sistema off-grid ainda é pouco utilizado, devido ao alto custo das baterias. Contudo, é uma excelente alternativa para regiões mais remotas, sem qualquer tipo de abastecimento de energia.

 

E como é feita a instalação das placas? É preciso algum projeto de engenharia?

 

É preciso que um engenheiro responsável aprove o projeto a ser executado em sua residência ou empresa. Esse é um ponto importante e que garante a segurança do seu investimento.

Além disso, muitas pessoas ficam curiosas e receosas com o fato de ter diversas placas presas junto ao telhado. Portanto, é importante ressaltar que as placas fotovoltaicas são preparadas para esse tipo de ambiente. e possuem uma estrutura de apoio e suporte também muito bem dimensionada para a colocação tanto em telhados como no chão, ou qualquer outra superfície. 

Um conjunto de placas solares com 60 células solares da Canadian Solar, empresa líder em fabricação de painéis solares, mede em torno de 1 metro de largura e 1,60m de comprimento. E seu peso fica em tono de R$18 kg. Esse módulo solar é um dos mais instalados no Brasil. Pois atende a maioria das residências e possui uma das melhores eficiências em geração de energia do mercado. 

 

Agora Já Sei Tudo Sobre Energia Solar

Procuramos aqui trazer um primeiro resumo, bem detalhista, sobre o que é a energia solar e como ela chega até a sua casa na forma de eletricidade. Portanto, é bem verdade que não tratamos nesse artigo de todos os aspectos da energia solar fotovoltaica.

Além disso, a energia solar é uma inovação que se transforma a cada dia. Por um lado, há um grande esforço de pesquisa e desenvolvimento na expectativa de produção células solares menores, mais flexíveis e com um custo ainda mais reduzido.

Células solares menores poderão tornar ainda mais viável o investimento de proprietários de residências pequenas ou menores, e que possuem pouca área que possa ser utilizada para a instalação das placas solares. 

Células solares mais flexíveis serão um grande avanço na tecnologia da energia solar. Por exemplo, poderão facilmente se adaptar a áreas com curvatura, tal qual tetos de automóveis. Ou ainda áreas de barcos, telhados ou coberturas de edifícios. Será uma grande revolução pois a facilidade de instalação seria fundamenta para a viabilidade de investimentos que antes eram pouco prováveis de trazerem resultados.

Células solares mais baratas poderão democratizar a energia solar. Podemos observar no Brasil que, mesmo em regiões mais humildes, facilmente encontramos antenas parabólicas no teto ou telhado. Pois o custo desse equipamento foi sendo reduzido com o tempo. E, portanto, todo um novo mercado se abriu.

A energia solar já é uma realidade em nosso país. Procure empresas que promovam a sustentabilidade através da energia solar e faça uma cotação grátis de energia solar para sua residência. Colabore com o planeta e adote a energia solar!