O painel solar ou placa solar é o coração de um sistema gerador de energia solar fotovoltaica.

É a partir desse equipamento que o homem conseguiu transformar a energia solar em energia elétrica. E assim abastecer suas casas, apartamentos, condomínios, fábricas e comércios com energia gerada a partir do sol.

Sabemos que nem todos querem ser especialistas em energia solar. Pois o que a maioria das pessoas deseja é conhecer uma boa empresa especializada em energia solar. E, assim, poder entender melhor sobre o assunto, a ponto de conseguir avaliar se vale a pena ou não fazer um investimento em placas solares.

Contudo, como o assunto ainda é muito novo, é natural que traga algum tipo de insegurança às pessoas.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que gosta de saber os detalhes sobre algo, antes de realizar um investimento de tempo e dinheiro, você está no lugar certo. Pois vamos dedicar dois artigos em nosso blog para falar sobre a placa solar e seu papel importante na geração de energia solar fotovoltaica.

 

O Que é Uma Placa Solar?

Uma placa solar, ou um painel solar fotovoltaico, é o equipamento que capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica. Na realidade, a placa solar faz parte de um equipamento completo denominado módulo solar.

O módulo solar é composto por vários outros equipamentos, e cada um tem sua função específica.

Porém, a parte mais importante de um módulo solar são mesmo as células fotovoltaicas. São elas que promovem essa transformação de luz do sol em eletricidade. E representam mais da metade do custo de todo o módulo.

 

Componentes da Placa SolarAs células solares são compostas de silício cristalino e arsenito de gálio. A placa solar fica protegida por diversas outras camadas de outros equipamentos. 

O vidro que cobre as placas solares possui baixo teor de ferro e é antireflexivo. Além disso, são vidros temperados com uma espessura especial que protege as placas solares de impactos, tais como eventuais chuvas de granizo. 

 

O EVA, mais conhecido como filme encapsulante, mantem as células fotovoltaicas protegidas de umidade, raios ultravioleta e temperaturas elevadas. O bachsheet funciona como isolante elétrico. 

A moldura do painel solar é composta de alumínio. Sua função é de proteção à estrutura do painel solar. Apesar de parecer uma moldura comum, o alumínio é totalmente trabalhar para suportar pressão. Só assim é possível garantir que não haja nenhum tipo de torção no módulo e que também não sofra problemas por conta de estar exposto ao tempo.

Para se ter uma idéia da importância da moldura, ela pode checar a ser responsável por 8% do custo do módulo solar.

 

Cada parte de um painel solar tem sua função específica, seja de proteção da placa solar, de isolamento térmico e elétrico, ou de capacidade de permitir a luz do sol realizar seu trabalho com mais eficiência.

 

Um ponto importante e bastante curioso é que fazer muito sol não necessariamente significa gerar muita energia solar fotovoltaica. Isso ocorre por que o que gera a energia solar fotovoltaica são os raios ultravioleta, e não o calor do sol.

No fundo, ocorre exatamente o contrário. Quanto mais quente, mais reduzida será a capacidade de geração de energia. 

Então, o ideal para garantir a plena utilização da capacidade de uma placa solar, é que haja muita luminosidade, ou seja muita luz do sol. Ma que a temperatura seja a menor possível.

Estima-se que a eficiência de os painéis solares cristalinos reduzam aproximadamente 0,5% para um aumento de um grau de temperatura (acima de 25°C).

 

Em um dia de calor com 35°C, é provável que a eficiência de uma placa solar apresenta queda de até 5%.

 

Há ainda outros pontos muito curiosos sobre as placas solares, e que trazem um custo mais elevado para sua fabricação. Por exemplo, após serem fabricados, os vidros das placas soares precisam ser passados por um processo de limpeza bastante específico.

Até mesmo a gordura dos dedos que fica na placa pode trazer problemas no futuro para o painel. E até a água utilizada para essa limpeza deve ter sido passada previamente por uma osmose reversa.

Outro ponto bastante curioso é a interconexão das células solares. Esse processo é bastante detalhista e é realizado através de soldas específicas. 

 

Qual o Melhor Local para Instalar Uma Placa Solar

O assunto energia solar fotovoltaica ainda é muito recente no Brasil. Somente há menos de 10 anos que tivemos a primeira instalação de placas solares em nosso país.

Devido aos custos, que até pouco tempo eram muito mais elevados, ainda era até recentemente um investimento bastante restritivo para a nossa população.

Contudo, nos últimos anos, o custo de uma placa solar tem reduzido bastante.

E, com isso, o interesse no investimento cresceu e atingiu a classe média. Hoje em dia, você pode instalar um conjunto de painéis e placas solares em sua casa ou em seu condomínio, e a um custo bem acessível.

 

Muitas pessoas ainda desconhecem as alternativas de locais para instalar as placas solares.

 

É óbvio que o telhado de uma casa é o loca mais indicado para a instalação das placas solares. E além dos painéis ficarem expostos a maior parte do tempo à luminosidade da luz solar, o telhado é, em tese, um espaço morto da casa.

Ou seja, ninguém vai precisar abrir mão de área útil de sua casa ou área de serviço. Ou até mesmo varanda. Basta dispor do telhado para fazer a instalação.

Outra alternativa é criar uma espécie de fazenda solar. Tal artifício tem sido bastante utilizado em condomínios que possuem grandes áreas de lazer. Pois hoje já é possível que a energia solar gerada seja compartilhada por vários moradores. 

Agora, se você possui uma casa de praia, você pode gerar energia solar a partir de placas no telhado da casa de praia. E assim abastecer tanto a casa de praia quanto sua residência oficial.

Isso também é possível e não terá custo algum. Basta que seja previsto no projeto, na parte em que a homologação é solicitada pela empresa de energia solar junto à concessionária de energia.

 

E a energia solar para apartamentos? É possível instalar?

 

A resposta é: depende. Se você possui uma varanda que está exposta ao sol durante boa parte do dia, pode ser viável. É bem provável que você consiga ter luminosidade  necessária para economizar uma boa parte de sua conta de luz. Contudo, esteja preparado para ter menos mobilidade e perder espaço em sua varanda.

 

As inovações em energia solar não param. Fique atento pois a solução para o seu projeto pode aparecer a qualquer momento.

 

Hoje já se fala em painéis fotovoltaicos bifaciais. Eles absorvem luz solar em ambas as faces. Com isso podem gerar até 30% mais energia. Isso já é uma realidade! Também já há tecnologia desenvolvida para criar janelas solares. Ou seja, você poderá revestir sua janela com uma placa solar finíssima e que irá gerar energia solar fotovoltaica.

Portanto, mesmo que você more em um apartamento, ou tenha um telhado pequeno ou indisponível para instalação de painéis solares, fique alerta às inovações no setor de energia solar.

 

Qual o Tempo de Vida Útil de Uma Placa Solar?

O padrão da indústria de energia solar para a garantia de um painel solar é de 25 anos. Ou seja, as empresas fabricantes garantem que o painel solar estará gerando até 80% de energia solar dentro de um prazo de 25 anos. Esse padrão é mundial, e não somente no Brasil.

É óbvio que a garantia só vale se não houver nenhum tipo de interferência nos painéis, que causem algum tipo de prejuízo a sua estrutura.

É bom deixar claro que os painéis devem ser resistentes a tempestades e até mesmo granizo. Contudo, somente pessoas capacitadas e da empresa instaladora devem mexer em um painel solar. Portanto, evite subir no painel, para garantir que seu tempo de vida útil seja preservado.

A verdade é que os módulos solares que geram eletricidade a energia solar são muito robustos. E o que mais afeta o seu rendimento é a própria exposição ao sol. Um dos motivos da perda de rendimento é o LID, ou seja, o Light Induced Degratation. E em português, degradação gerada pela própria luz que incide no painel. É como se as células de silício fossem sendo “gastas” conforme ocorra a incidência de luz solar.

Estima-se que uma placa solar perca 3% de sua eficiência na geração de energia elétrica no primeiro ano de vida útil. E que perca em torno de 0,5% a cada ano subsequente. Entretanto, alguns pesquisadores estrangeiros afirmam que em alguns casos, a vida útil pode alcançar até 50 anos. Contudo, somente se forem observados todos os cuidados durante a produção do painel e também durante sua vida útil..

 

É Preciso Fazer Algum Tipo de Manutenção nas Placas Solares?

Há todo um mito em relação a manutenção de módulos solares. E que precisa ser desmistificado. 

Por exemplo, quando fazemos a instalação elétrica em nossa casa, não estamos preocupados com o custo de manutenção de todo o sistema de energia solar. Simplesmente por que realmente não faz sentido ter essa preocupação. Contudo, acreditar que há zero por cento de chance de haver algum problema com a instalação elétrica durante 25 anos é inviável. Por que problemas podem acontecer.

E é claro que a chance de ocorrer problemas vai depender muito da qualidade do serviço de instalação e também da qualidade dos materiais utilizados.

O mesmo raciocínio vale para a instalação dos módulos solares. Portanto, nós podemos garantir que temos a melhor equipe de instalação de módulos fotovoltaicos em atuação no país. E que jamais vamos recomendar a utilização de equipamentos ou módulos solares que não possuam os requisitos mínimos de qualidade e eficiência.

 

É preciso haver cuidados especiais com a instalação do módulo solar. Somente uma equipe técnica habilitada e certificada pode garantir.

 

Por exemplo, infelizmente há no mercado placas solares com vidros pouco resistentes. Pois algumas empresas de energia solar acreditam que a chuva de granizo é algo muito raro no país, e portanto, dificilmente ocorre. Mas há casos sim de placas de qualidade inferior que sofreram danos em chuvas de granizo, por conta do vidro que protege as células ter sido quebrado.

Outra exemplo de manutenção que também é bem comum, é o caso de pessoas que compram uma casa que já tem uma instalação de módulos de energia solar. Assim como solicitamos uma revisão de manutenção ao comprar um carro novo, é bem comum nesse caso que o novo morador solicite uma revisão do sistema atual já em funcionamento. 

 

A manutenção mais comum é a limpeza das placas solares. Mas dificilmente é necessária ser realizada. Pois a própria chuva limpa as placas!

 

Em regra, essa limpeza ocorre naturalmente, com a própria água das chuvas. Contudo, em regiões mais secas e que tenham muita poeira no ar, ou muitos pássaros, é comum que as placas fiquem um pouco mais sujas. E com isso o desempenho da produção de energia seja reduzido. 

 

Todas as Marcas de Placa Solar são Boas?

Esse é um ponto importante de ser discutido e esclarecido.

Em primeiro lugar, a equipe técnica da Digital Solar só trabalha com materiais e equipamentos de qualidade superior. Portanto, é praticamente inviável comparar o nosso orçamento com o de outras empresas que optam por equipamentos de baixa qualidade. 

 

Na hora de investir em energia solar, imagine que você vai fazer um investimento em algo que deve durar 25 anos. E sem trazer nenhum tipo de problema, prejuízo ou risco para você ou para sua família.

 

Outro ponto importante é que hoje você já vê anúncios de kit solares. Não estamos falando de protetor solar não… estamos falando mesmo de kit solares para economia de energia. E que podem ser comprados até no Mercado Livre, por qualquer pessoa. Obviamente, o mercado está se ampliando e há muitos aventureiros que estão aproveitando a oportunidade e trazendo produtos e serviços de 5o categoria.

A verdade é que as melhores marcas de placas solares são aquelas em que toda a produção da placa solar é feita pela própria empresa. Ou seja, o fabricante produz desde o silício até todos os demais componentes do painel solar. Essas empresas são denominadas ou classificadas de tyer 1.

 

As principais empresas de energia solar tyer 1 do mercado com placas solares à venda no Brasil são:

 

Mesmo que uma placa solar seja classificada como Classe A pelo Inmetro, isso não garante sua qualidade, mas tão somente que ela está arquitetada para entregar a eficiência energética que está estabelecida naquela faixa.

Apenas a titulo de curiosidade, a China é líder mundial em produção de módulos e painéis fotovoltaicos.

 

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Placa Solar –  Parte 1

Finalizamos aqui a primeira parte do nosso artigo sobre placas e painéis solares. Falamos um pouco sobre os módulos solares, a manutenção oferecida por empresas de energia solar, o tempo esperado de vida útil e os principais fabricantes.

E na segunda parte desse artigo vamos trazer mais detalhes sobre um painel solar. Por exemplo, os custos de instação de módulos solares, sobre o financiamento, e como pode ser um excelente investimento tanto do ponto de vista financeiro quanto na sustentabilidade do meio ambiente.

Até lá, conheça um pouco mais sobre a missão e a equipe da Digital Solar.