A utilização da energia solar como fonte de energia renovável já é uma idéia que está avançando no Brasil.

Em 2018, praticamente triplicamos a quantidade de instalações residências de módulos fotovoltaicos no país.

Contudo, apesar de já estar bem disseminada em diversos países, poucos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar.

Por isso, preparamos esse guia completo e 100% grátis, que traz tudo sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

Em outras publicações, você vai encontrar uma lista de 3 ou 4 pontos importantes sobre a energia fotovoltaica.

Aqui, listamos as 20 principais vantagens da energia solar.

São pontos bem concretos, explicados de forma bem simples e didática, e com a profundidade suficiente para você ter um melhor entendimento sobre energia solar.

E mais: procuramos também embasar cada vantagem com matérias de fontes confiáveis. Sobretudo para que você possa avaliar inclusive a nossa opinião sobre cada as vantagens e desvantagens da energia solar.

Adicionalmente, além das vantagens da energia solar, também mencionaremos as desvantagens. Pois o nosso guia precisa ser completo. E sobretudo, imparcial.

Acreditamos que somente assim vamos ajuda-lo de verdade a ter uma avaliação totalmente isenta sobre os benefícios da energia solar. 

 

As 20 Vantagens da Energia Solar

 

1) A mais conhecida das vantagens e desvantagens da energia solar é que ela é uma fonte de energia renovável

A radiação solar é oriunda de um processo de fusão no núcleo do Sol, onde átomos de Hidrogênio se unem dando origem a átomos de Hélio. O Sol possui um estoque de Hidrogênio que é suficiente para reproduzir esse processo de fusão por bilhões de anos.

O Sol possui a capacidade de gerar radiação solar por bilhões de anos.

Dessa forma, seu investimento em energia solar, que ocorreu uma única vez, vai ter o Sol como seu parceiro. E é o Sol que vai fazer você economizar na sua conta de luz.

 

2) Outra grande vantagem da energia solar é a instalação de um módulo de energia solar sem abrir mão de espaço dentro da residência

Os módulos fotovoltaicos são equipamentos portáteis e que não ocupam área útil de sua residência. Pois em geral são instalados no telhado das casas.

O inversor de energia solar pode ser instalado no telhado ou dentro de sua casa. O inversor solar transforma a energia solar de corrente contínua em energia alternada. A energia alternada é a utilizada para alimentar as lâmpadas e todos os equipamentos de uma residência.

Além de ser um equipamento portátil, de dimensões reduzidas, o inversor não oferece nenhum tipo de perigo. Aliás, é infinitamente mais seguro do que a própria caixa de luz, que traz a energia de alta tensão da concessionária de energia para dentro de sua casa.

 

3) A vantagem da energia solar que vai direto no seu bolso – energia solar é de 100% de graça

Essa vantagem da energia solar é um pouco óbvia. Contudo, é importante refletir um pouco sobre o que de verdade te trará de benefício.

É claro que você não vai pagar taxa de iluminação ao Sol.

Contudo, uma vantagem que não levamos em conta é que ao optar pela energia solar, não vamos mais correr o risco de sofre um aumento de tarifa da energia elétrica.

Você paga a conta de luz em dinheiro. E recebe a energia solar em watts. Ou seja, mesmo que a conta de luz aumente por conta de elevação da tarifa, você terá os seus watts garantidos pelo Sol. Portanto, você estará blindado contra os aumentos da conta de luz pela Aneel.

A realidade é que as fontes de energia renováveis são sustentáveis. Estao disponível na natureza, e não acabam. Ou seja, uma vez instalado, o sistema de energia solar vai funcionar totalmente de graça. O Sol bancar sua conta de luz.

 

4) Na lista das vantagens e desvantagens da energia solar, uma das mais importante para o meio ambiente é que a energia solar é uma energia limpa

O conceito de energia limpa é bem simples é direto. A energia limpa está livre da geração de resíduos ou gases que poluem a natureza. Por exemplo, a energia éolica não libera CO2 ao ser gerada, e também não polui o meio ambiente. 

Da mesma forma, a energia solar é uma energia cujo processo produtivo não traz prejuízos à atmosfera, aos rios plantas ou à terra. Portanto, dentre as vantagens e desvantagens da energia solar, está o fato de ser totalmente limpa.

 

5) O custo de manutenção da energia fotovoltaica é praticamente zero

Dentre a lista de principais vantagens e desvantagens da energia solar, o fato da manutenção ser praticamente desnecessário é uma das mais valorizadas pelo mercado.

Obviamente que esse tipo de análise só tem valor quando trabalhamos com painéis fotovoltaicos de empresas solares que garantem a qualidade de seus componentes.

O prazo de garantia de um sistema de energia solar é de 25 anos.

Outro ponto importante é contar com os serviços de uma empresa especializada em energia solar.

Evite empresas que estão fazendo elevados investimentos em propagandas, pois essas empresas acabam assumindo grandes contratos. E por isso, não dão a devida atenção as instalações residênciais de energia solar de pequeno, médio e até de grande porte.

Seguindo essas recomendações, temos a certeza de que você não vai precisar gastar dinheiro com manutenção em sistemas de energia solar.

 

6) A energia solar é uma ótima alternativa para áreas mais distante

Por não exigir a linhas de transmissão ou a construção de grandes obras, um módulo de energia solar pode ser facilmente instalado em uma área onde a concessionária de energia não consegue alcançar, seja por limitação de custos ou por dificuldade de transporte.

 

7) A radiação solar é abundante em praticamente todo o território brasileiro

O Brasil está localizado em uma região do globo terrestre que facilita bastante o uso da radiação solar para produção de energia elétrica.

A radiação solar é o verdadeiro combustível da energia solar, e a incidência solar no Brasil é superior a da maioria dos países. É a partir da incidência da luz solar sobre as placas fotovoltaicas que ocorre o fenómeno que gera a eletricidade de um sistema de energia solar.

 

8) A energia solar é silenciosa

No caso de instalações residências, esse benefício pode parecer menos uma vantagem da energia solar, e mais uma exigência. Ou seja, se o módulo fotovoltaico fizesse barulho, não seria possível instalar em sua casa.

Contudo, a utilização de energia solar para empresas e comércios pode substituir o uso de geradores a óleo, que são muito barulhentos. Os geradores movidos a óleo são muito comuns em postos de combustíveis e em algumas indústrias que consomem muita energia e pagam elevadas contas de luz.

 

9) A instalação da energia solar residencial é rápida

Esse é um ponto importante. Muitos clientes de energia solar residencial se surpreendem ao descobrir que a instalação dos módulos fotovoltaicos no telhado das casas é simples e rápida. Desde que o serviço seja realizado por uma equipe técnica especializada em energia solar, e preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente.

Projetos de instalação de módulos fotovoltaicos em residências levam em média dois dias para serem finalizados.

Obviamente que se a sua casa possui uma área muito grande, ou um telhado com dificuldade de acesso, então pode levar um pouco mais de tempo. Entretanto, em média não ultrapassa de dois a três dias.

 

10) A empresa de energia solar e seus funcionários praticamente não precisam entrar em sua casa

Esse é um ponto importante. Você não precisa ficar acompanhando o serviço. Aliás, em muitos dos casos, os proprietários podem inclusive sair para trabalhar ou cuidar de seus afazeres. O que é preciso é apenas agendar um horário para fazer a instalação do conversor e testar o sistema por completo. Em geral, isso não leva mais de 30 minutos.

Estão cada vez mais frequentes as notícias sobre quadrilhas especializadas em roubos a residências.

Portanto, novamente recomendamos selecionar de forma cuidadosa a melhor empresa de energia solar.  A http://digital-solar.com investe muito em capacitação de sua equipe de colaboradores, e os instaladores de sistemas fotovoltaicos passam por um processo de recrutamento ainda mais minucioso, seja através de entrevistas, ou mesmo solicitando documentação adequada para avaliar o histórico do profissional e referências de outros empregos.

 

11) A instalação de um módulo fotovoltaico não é uma obra de engenharia

Calma… não há necessidade de quebrar parede da sua casa!

E nem de alterar a estrutura física de sua residência.

Na maioria dos projetos de energia solar para casas, basta apenas uma primeira avaliação de um engenheiro responsável pela instalação. E isso irá garantir que tudo sairá de acordo com o projeto. Mais uma vez, é importante garantir que o serviço seja realizado por profissionais capacitados e com total segurança para efetuar suas atividades.

 

12) A energia solar vai reduzir sua conta de luz

Exatamente. Sua conta de luz irá cair.

É importante que a empresa que você contratar apresente um projeto que incorpore a avaliação dessa economia. Pois todo o seu investimento em energia solar deve ser recuperado em aproximadamente quatro ou cinco anos.

Uma das principais vantagens e desvantagens da energia solar é que você vai recuperar o dinheiro que gastou com a instalaçao dos módulos fotovoltaicos.

Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar também é um ótimo investimento financeiro. Temos diversos exemplos de redução de até 95% do valor da conta de luz. Na maioria dos casos, o custo da instalação é pago nos primeiros cinco anos, e o cliente fica no mínimo mais 20 anos curtindo a queda de sua conta de energia.

 

13) A energia solar não vive apenas de dias ensolarados para trazer resultados

Na lista de vantagens e desvantagens da energia solar, esse item deve ser visto mais como uma constatação do que que propriamente um benefício. Contudo, entendemos que é importante você saber disso.

A placa solar fotovoltaica vai gerar energia elétrica mesmo em dias chuvosos ou nublados. E até se nevar, ela estará ainda assim gerando energia ao longo do dia.

Apenas para não haver dúvidas, a Alemanha é uma das principais nações que utilizam a energia solar. Os alemães têm planos para que em 2050, toda a energia consumida em seu país seja oriunda da incidência de radiação solar nas placas solares fotovoltaica. E obviamente, a Alemanha não é reconhecida com um país tropical e ensolarado.

 

14) Uma grande vantagem da energia solar que poucos conhecem é que os painéis solares protegem o telhado das casas

Esse ponto obviamente passa desapercebido, contudo, é bastante importante. Muitas pessoas têm receio de instalar placas solares nos telhados, com medo de que elas possuem gerar avarias.

Contudo, a realidade é exatamente o contrário. Um dos exemplos de toda essa segurança foi o investimento da UFRJ na utilização de placas solares para cobertura de carros em um estacionamento que gera energia elétrica. Além da sombra que promovem, as placas solares são muito resistentes e oferecem uma proteção extra aos veículos.

 

15) Uma das grandes vantagens e desvantagens da energia solar é que ela pode ser compartilhada entre vários locais

É isso mesmo!

Caso você possua duas ou três casas, ou queira compartilhar a produção excedente de energia na casa de seu filho ou sua filha, você pode fazer isso.

Ou, ainda, se preferir, vai poder compartilhar a produção de energia de seu comércio com a sua residência. Pois isso também é possível.

Busque mais informações sobre o compartilhamento de energia solar, basta consultar uma empresa de consultoria especializada em energia solar. Você facilmente terá todos os detalhes sobre esse ponto.

E a empresa vai conduzir esse processo junto a concessionária de energia. Atenção: o compartilhamento de energia solar não é uma exceção. Pois é regulamentado em lei e em resoluções da regulamentado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

16) Ao instalar a energia solar residencial, sua casa vai valer mais

Isso já acontece de forma natural em outros países, e também passou a acontecer no Brasil. Quando você compra uma casa ou um apartamento, você compra junto todas as despesas que são inerentes a casa.

Por exemplo, se você compra uma casa que tem um valor de condomínio de R$1 mil, e outra casa igual, ou muito parecida, contudo com o condomínio em R$500, é obvio que vai dar preferência pela casa com o menor valor. O mesmo ocorre com residências onde foram instalados sistemas de energia fotovoltaica.

Portanto, casas com painéis solares são mais valorizadas pois não incorporam o elevado custo da conta de luz. Por isso, as residências que possuem energia solar são vendidas por valores ligeiramente mais elevados, e a venda em geral acontece mais rápido.

Há ainda outros grande vantagem da energia solar e que valoriza o seu imóvel. As pessoas em geral estão cada vez mais buscando a sustentabilidade como um estilo de vida. Tendo em vista que a compra de em um imóvel é um investimento de longo prazo, certamente daqui há um tempo, os imóveis com geração de energia solar serão ainda mais valorizados no mercado. 

 

17) A energia solar ajuda a movimentar a economia e a gerar empregos

Há toda uma cadeia de valor que funciona a partir da economia que o proprietário de uma residência atinge ao instalar um sistema de energia fotovoltaica. Essa cadeia envolve desde equipes inteiras de inovação e pesquisa e desenvolvimento das empresas de energia solar, que constantemente fazem investimentos em busca de ainda mais eficiência das células solares. Passa pelas áreas comerciais que promovem as parcerias com as empresas de energia solar e que irão distribuir o produto. Então, finalmente, alcançam os instaladores de módulos fotovoltaicos. São eles que irão cuidar de toda a implementação do projeto, após análise do engenheiro responsável pela empresa.

Tudo nasce do fato de que você vai economizar energia na conta de luz. A viabilidade do investimento nas placas solares é o principal combustível que faz com que nossos clientes apostem cada vez mais na energia solar.

 

18) Você fica livre dos futuros aumentos na conta de luz, nos próximos 25 anos

Imagine que você tem uma conta de luz de R$450 mensais, e resolve fazer instalação de painéis solares para reduzir a conta de luz. E que após a instalação, pela configuração de seu projeto, sua conta de luz mensal caia para uma média de R$100. Portanto, você economizou R$350.

Contudo, o valor da tarifa de energia elétrica só aumenta. Então aquele seu consumo de energia elétrica que gerava uma conta de luz de R$350, vai passar a gerar uma conta de R$550. Ou seja, com um mesmo consumo, você iria pagar muito mais pela sua conta de luz.

A conta de luz aumenta regularmente. Portanto, a sua economia ao aderir à energia solar  vai sempre aumenta também. Pois você deixará de pagar um valor de conta de luz cada vez maior.

Todo o cálculo do investimento em energia solar não incorpora o fato e que ao longo dos 25 anos da garantia das placas, a conta de luz junto a concessionária estaria subindo cada vez mais. Portanto, o seu ganho é ainda maior com a energia solar  

 

19) Aderir a energia fotovoltaica é uma ação sustentável. E as placas solares são fashion!

Gosto não se discute. Mas veja você mesmo na foto e nos diga: o telhado não ficou mais fashion com as placas solares?

 

Placas Solares

A verdade é que, além de todo o valioso e importante apelo da sustentabilidade, as placas solares podem ser vistas como um símbolo de status. Sabemos que essa é uma daquelas vantagens e desvantagens da energia solar que podem ser contestadas… contudo, entendemos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em assumir posições em relação ao que pensam e valorizam.

Os adeptos da energia solar no Brasil são pessoas que investiram não somente dinheiro em energia limpa. Na realidade, são brasileiros mais antenados na inovação da energia solar, e na tecnologia de ponta que está sendo gerada pelas grandes empresas de energia solar espalhadas em todo o mundo. São pessoas que estão preocupadas e em estado de alerta em relação ao meio ambiente.

 

20) A energia solar contribui para um planeta mais sustentável

Todos sabem os prejuízos ambientais que a construção de hidrelétricas gera em uma determinada região. O clima fica alterado, diversas espécies de animais fogem ou entram em extinção, e a flora e fauna é praticamente toda destruída. Portanto, o quanto mais pudermos fazer pressão para a popularização e subsídios, e também investimentos do governo em energia solar, será melhor para o planeta. E para nossos filhos.

 

As Desvantagens da Energia Solar

 

Listamos aqui 5 pontos que consideramos que podem compensar as vantagens de se instalar um módulo de energia solar.

São pontos que, nem de longe, podem fazer-lo desanimar em relação ao investimento em energia solar.

Contudo, entendemos que são itens importante e que devem ser avaliados com cautela antes de qualquer despesa com energia solar.

 

O custo inicial de instalação pode assustar um pouco

O brasileiro troca de carro, em média, a cada dois anos. Ou seja, ele compra um carro, que perde aproximadamente 30% do valor em dois anos, e em seguida, vende esse carro para comprar outro. 

Estamos trazendo essa observação por que o custo da instalação solar pode alcançar o valor de um automóvel. Pelo menos em casas maiores. Contudo, é preciso levar em consideração que ao aderir à energia solar, alem de toda a questão da sustentabilidade do planeta, você vai investir um valor que será recuperado.

Ou seja, apesar do custo inicial da transação ser elevado, entendemos que é um excelente negócio.

 

Podem haver variações de rendimento das placas solares ao longo dos meses

É claro que em meses de maior incidência solar, e menor calor, o rendimento das placas solares será mais elevado. E, por outro lado, em meses com menor incidência solar e com maior calor, o rendimento cai.

A incidência solar e a temperatura influenciam em média em 10% do rendimento das placas solares.

Para evitar surpresas desse tipo, solicite à empresa responsável pelo projeto de energia solar que faça uma projeção dessas variações. Caso eles não ofereçam essa possiblidade, o ideal é procurar uma empresa que possa trazer um projeto que aponte, de forma estimada, que tipo de variação poderá ocorrer.

 

As Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Trouxemos nesse artigo um levantamento bastante completo sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

Buscamos de forma simples e didática, trazer uma espécie de manual ou guia para você poder analisar os detalhes sobre as instalações de energia solar.

Acreditamos que com esse artigo, estamos ajudando nossos leitores para melhor avaliar a adesão a essa inovadora e sustentável fonte de energia renovável.